quinta-feira, 13 de outubro de 2011

O aniversário da sogra!

Olá amigos, bem vindos! Então vamos lá começar isso de publicar no Blog!!! Já estou adorando! Ontém dia 12/10 foi aniversário da minha sogra Fernanda. Ela é uma grande amiga, por isso prefiro dizer que ontém foi aniversário da minha amiga Fernanda assim tira aquele ar de "sogra!! Pois bem, então resolvi oferecer um jantar a ela! E então? O que cozinhar? Tinha que ser uma coisa rápida, porque cozinhar num dia de semana não é fácil, mas queria que ficasse tudo saboroso! Comecei pelo bolo  Faço sempre o meu "conhecido" bolo de laranja, mas queria criar uma coisa nova e foi então que pensei num bolo de chocolate com recheio de mousse de lima!!! O que parece? Pensei em juntar o doce do chocolate com o a lima para não ficar tão enjoativo e acho que deu certo! Lá vai a receita:



BOLO DE CHOCOLATE:
2 chávenas (xícaras no Brasil) de farinha de trigo
2 chávenas de açucar
1 chávena de chocolate em pó (bom chocolate)
1 chávena de óleo
1 chávena de água a ferver (último ingrediente a ser misturado)
4 ovos
1 colher de sopa de fermento para bolo

Nota: 40 min no forno a 180graus e está pronto!
Truque: Para que o bolo fique mais macio coloquei 2 colheres de sopa de maisena!

Recheio de Mousse de Lima:
1 lata de leite condensado
1 caixiha de natas
sumo de 4 limas

Nota: Esta receita é para mais ou menos 4 pessoas, para o recheio utilize a metade!
PREPARO: No liquidificador bater o leite condenado e as natas por alguns segundos, depois devagar acrescentar o sumo de lima (mesmo aos pouqunhos) logo a espessura muda e fica bem cremoso. Se for servir só a mousse como sobremesa deixar gelar um tempo e colocar raspas de lima por cima! No caso do recheio do bolo basta gelar um pouco para ficar mais consistente e rechear!

Cobertura: Derreti uma barra de 0,20gr de chocolate de culinaria e depois de esfriar acrescentei natas para poder cobrir o bolo! Ficou ótimo e recomendo! Mas este bolo tem que ser mantido no frigorífico!!!

Bolo pronto tinha que começar a tratar do jantar!
Queria um creme para a entrada e um patê, então fiz um creme de lentilhas com cebolinho e um patê básico de atum, a diferença de sabor aqui é que acrescentei balsâmico, parmesão ralado e cebolinho! Deu logo outro sabor ao patê!

E como prato principal fiz um frango com cerveja, que é muito fácil, rápido e gostoso. Qualquer hora coloco aqui no blog. Servi com arrozinho,  salada de tomate, beterraba e rúcula, além de ervas , balsâmico, bom azeite e parmesão! Acho que acabou por ficar tudo muito bom! Simples, rápido e saboroso!

A noite terminou com os parabéns a Fernanda onde o meu filho João Pedro ficou todo feliz e quis logo assoprar as velas da avó, mas o grande ponto alto, foi o momento em que o JP pega em uma argola dos guardanapos e atira contra uma taça de vinho (tinto....) e não sei como atinge também a taça ao lado! Só se via vinhos e cacos de vidros pela mesa, pelo chão etc etc! E no meio disso tudo a minha amiga Fernanda diz: NÃO FAZ MAL! VINHO NA MESA DA SORTE, SINAL DE SAÚDE!! Por isso termino dizendo que foi uma noite muito agradável com a família e ver todos a comer e a repetir só me faz ter mais vontade de cozinhar e inventar algumas maluquisses!

Um brinde ao Amor e as Panelas!

1 comentário:

  1. Meu Deus esse bolo tá de matar, não posso nem olhar essa foto, dá mta vontade...Vc vai ter que prometer que faz um desses aqui no Brasil pra mim....divino, ta com uma cara mto boa. Que sorte da Fernanda ter uma nora como você!!!
    MARAAAA

    ResponderEliminar