sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Sopa de Beterraba

Vamos fazer uma sopinha hoje? Chamo esta sopa  DE BETERRABA, mas na verdade ela é cheia de outros ingredientes, porém a sua cor e sabor ditam o nome!


INGREDIENTES:
Abóbora
Alho Francês (Alho-poró)
Chuchu
Nabo ou Batata
Cenoura
Beterraba
Cebola
Alho
Sal
Ervas

Quantidades: Na minha sopa usei: 1 chuchu, 1 nabo, 1 cebola, 2 dentes de alho grandes, 2 alhos franceses) 2 cenouras pequenas, um pedaço de abóbora, coentro, salsa e1 beterraba (usei uma  cozida a vapor vendida  aqui em Portugal, por isso só coloquei a beterraba na hora de passar a varinha), mas se for usá-la crua deve-se cozer juntamente com os outros ingredientes). Também já coloque 2un o que diferencia é a cor....que fica extremamente vermelha, linda!
Nota: Se não quiser usar batata e sim o nabo a sopa fica mais leve....engorda menos! Porém fica saboroso na mesma.

MODO DE PREPARO:
(Eu uso a panela de pressão, mas pode-se fazer numa panela normal....só demora um pouco mais).
Coloque os ingredientes na panela com o sal e as ervas....nada de gorduras. Deixe cozer de 15 a 20min na pressão. Depois de cozer coloque um fio de azeite, misture tudo com a varinha mágica (ou um triturador qualquer)até ficar um creme.
Sirva com coentros picados e croutons (pão ralado). Hum......gente! Fica deliciosa....

A beterraba protege muitos dos nossos órgãos vitais. Reforça o funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado e combate a formação de cálculos renais. É um anti-inflamatório natural. Apesar de doce, é muito pouco calórica e rica em hidratos de carbono, bem como em vitaminas e minerais essenciais – betacaroteno (que o organismo transforma em vitamina A), vitaminas B6 e C, ácido fólico, manganés, ferro, potássio e fósforo.


Mais benefícios:
- Elimina as toxinas
- Fortalece os sistemas imunitário e circulatório
- Fortalece o sangue e combate a anemia
- Combate infecções, inflamações - Fornece energia e dá equilíbrio

Nós comemos como entrada ou então só a sopinha com uma boa sandes (sanduíche) de queijo, fiambre de peru, tomate e rúcula. Outra opção é acompanhar com uma sandes de atum....É um ótimo jantar e muito leve! Eu recomendo....Fácil e muito saudável.

Incentivem as crianças à comerem beterraba...brinquem com a sua cor e abusem da criatividade nos pratos. Em breve vou colocar outras receitas que já testei com ela...como  pures e sucos....Adoro!

Até!

AMOR E PANELAS

1 comentário:

  1. Até eu que não sou muito fã de beterraba, fiquei com vontade de provar essa sopinha. Mas eu já provei muitas outras sopas suas, e são sempre deliciosas, batidas na varinha (que aqui no brasil não temos esse hábito né)...Adoro!

    ResponderEliminar