domingo, 20 de novembro de 2011

Bife de Atum ao molho de manjericão

Olá amigos! A hora do almoço já passou mas não poderia deixar de compartilhar com vocês o nosso prato de hoje. Um belo bife de atum mal passado com um molhinho muito saboroso que fiz no almofariz (pilão no Brasil). Então sigam:


PREPARO: Este atum estava congelado, então ontém a noite tirei-o do congelador e deixei-o no frigorífico (geladeira). Esta é a melhor maneira de descongelar (devagarinho). Pela manhã fiz um molho no almofariz e despejei sobre os bifes. Depois foi só passar na frigideira. 
DICA MUITO IMPORTANTE: O atum é um peixinho muito especial, mas (na minha opinião) ele fica mais saboroso mal passado. Já tive a experiência de deixá-lo mais tempo na frigideira e achei que ficou seco.

MOLHO DE MANJERICÃO: No almofariz coloque 2 dentes de alho, folhas de manjericão frescas, azeite de oliva à gosto, e meio limão. Depois de esmagar tudo despeje sobre os bifes de atum e deixe descansar no frigorífico. Como só tinha dois bifes de atum também usei o mesmo molho e temperei um filete de pescada. Sirva com brócolos (brócolis no Brasil) cozido e não esquecem que devem ser cozidos por pouco tempo, assim fica mais estaladiço e não perde as propriedades que fazem bem a saúde! Nós também acompanhamos com batata cozida e refogada com molho de manteiga e orégaos, que em breve vou postar!

Então, só para a gente não esquecer vamos ver alguns benefícios do ATUM para a nossa saúde:

Baixa a pressão arterial
Reduz a quantidade de gordura nociva no sangue
Atenua o risco de doenças cardiovasculares
Alivia os sintomas de doenças inflamatórias da pele
Aumenta a protecção contra alguns tipos de cancro, como o da mama, cólon e próstata
Segundo os especialistas o seu consumo frequente ajuda ainda a controlar o colesterol e a hipertensão. O ómega 3 - o tesouro do atum.

O atum é uma das propriedades provenientes das águas tropicais e subtropicais de todos os oceanos e é uma importante fonte de proteínas (fundamentais para a nossa estrutura muscular), vitaminas (A, B e D), lipídios (ómega 3) e sais minerais (magnésio, cálcio e fósforo que fortalecem os ossos).
Fonte: petiscos.com

 Um ótimo domingo a todos!

Amor e Panelas

1 comentário: