segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Risotto de beterraba e cogumelos

"Porque te juntastes a mim, minha vida ganhou mais cores, tem mais flores no meu jardim..."
Augusto Branco

Olá! Hoje vamos de risotto de novo? O escolhido é de: beterraba e cogumelos....Definitivamente acho um prato muito saboroso e com esta cor avermelhada fica lindo não acham? Ainda vão ver muitos risottos por aqui....


INGREDIENTES:
3 beterrabas pré-cozidas
1 chávena de arroz para risotto
1 bandeja de cogumelos frescos (+ou- 0,300kg)
1 cebola
2 dentes de alho
3 colheres de azeite de oliva
1 colher (chá) de alho em pó
manjericão
salsa
parmesão ralado

O CALDO: Use 1 beterraba para preparar o caldo. Triture com a varinha e acrescente água, uma colher (chá) de alho em pó, uma pitada de sal e 2 folha de manjericão. Depois de ferver baixe o fogo e deixe a concha à postos.
Nota: Se preferir pode usar caldo de legumes e diluir em água. Eu fiz com beterraba para ficar vermelhinho e porque gosto do sabor, mas pode-se usar qualquer caldo.

PREPARO: Refogue a cebola e o alho no azeite. Misture as duas beterrabas cortadas aos cubos e deixe refogar por uns minutos (se usar beterraba crua, o melhor é cozinhar a parte). Depois junte o arroz e mais ou menos 3 conchas do caldo. Se quiser "jogue" lá pra dentro umas folhas de majericão. Use sempre o fogo baixinho, o segredo do risotto é cozinhar devagar! Acrescente o caldo por mais duas vezes e deixe até (quase) secar. Junte os cogumelos e repita a operação do caldo. O melhor é ir provando para ver se o arroz está macio. No final não deixe o caldo secar até o fim ok? Polvilhe com salsa e parmesão!


Sirva com um bom vinho tinto! Bom apetite e boa semana!

Amor e Panelas

Sem comentários:

Enviar um comentário