terça-feira, 3 de abril de 2012

Caldo de lentilhas e abobrinha

Olá queridos! Aqui em Lisboa hoje está um friozinho de início de primavera, um dia perfeito para uma sopa quentinha! Esta receita foi  uma surpresa muito agradável, porque no dia em que fiz não tinha mais verduras em casa (era o dia de compra) e então quando abri o armário olhei para o pacote de lentilhas e pensei: Será? Estava em dúvida porque as lentilhas eram  umas bem fininhas e avermelhadas (originárias do Canadá) e ainda não tinha experimentado em nenhuma receita. Mas como gosto de um desafio, ainda mais na cozinha...lá fui eu pro fogão...


Para esta sopinha utilizei:
Meio pacote de lentilhas do Canadá (mas pode ser qualquer lentilha)
1 courgette pequena (abobrinha no Brasa....) cortada em rodelas
1 cebola pequena
2 dentes grandes de alho
sal à gosto
Coentros ou salsa (um massinho generoso)
1 folhinha de hortelã
um fiozinho de azeite de oliva

PREPARO: Costumo usar a panela de pressão para fazer as minhas sopas, mas neste caso estava insegura, tendo em conta que as lentilhas eram  fininhas e a courgette também coze rapido. Então usei uma panela normal e não utilizei muita água, fui acrescentando conforme o cozimento.Juntei todos os ingredientes, menos as ervas. Deixei para colocar no final junto com um fio de azeite.

Acho que a sopa ficou pronta em + ou - 10 minutos (não marquei o tempo mas foi muito rápido). Depois usei a varinha para bater a sopa e ficar um caldinho.

Aqueça um pão no forno para acompanhar a sopa....
Tá aí um caldinho bom demais, que sustenta e faz bem!

DICA: Já fiz a mesma sopa com 2 cenouras pequenas e 1 alho-francês (poró) no lugar da courgette. Não consigo escolher a mais gostosa!
Vamos lembrar porque faz bem comer lentilhas?
Esta leguminosa tem propriedades essenciais para quem deseja ter uma vida saudável, entre elas facilidade de digestão, controle do diabetes e colesterol. Existem vários tipo de lentilhas que se diferenciam pela cor: verdes, louras, vermelhas ou castanhas, negras e lentilhas laranja. É fonte de vitaminas e minerais fundamentais para a saúde do organismo. Além disso é pobre em gorduras. É rica em ferro, que fornece energia para o organismo, contribui para o bom funcionamento do intestino e previne infecções.

E o mais importante: É UMA DELÍCIA!!!

Bom proveito!
AMOR E PANELAS

2 comentários:

  1. Estou literalmente apaixonada pelo seu blog, ja fiz 2 receitinha la em casa e meu maridão aprovou. Continue sempre nos presenteando com essas maravilhas.
    otima semana

    ResponderEliminar
  2. Oi Rafaela! Obrigada pelo carinho! As minhas receitinhas são muito simples porque também aprendo com cada uma delas! E receber um recado como o seu é um presente! E fico logo com vontade de cozinhar mais! Beijocas e boa semana pra vc também!

    ResponderEliminar