terça-feira, 17 de julho de 2012

Geléia de morango e framboesa

Sou uma grande fã de doces, compotas e geléias caseiras.  Apesar da facilidade de comprar tudo pronto no mercado, não há nada como sentir o cheiro de um doce ainda na panela se espalhando pela casa como um perfume agrável! Ás vezes lembro das minhas avós quando estou a fazer doces ... e realmente acredito que feito carinho tudo fica  mais saboroso!  E ao contrário do que muita gente pensa, não dá tanto trabalho assim, vale a pena!




 q.b. = quanto baste

INGREDIENTES:
Morangos (q.b.)
Framboesas (q.b)
Açúcar (pode usar em pó) (q.b)
2 cravinhos
1 colher (sobremesa) de excência de baunilha
1 pau de canela (opcional)
sumo de 1 laranja ou limão (opcional)

As quantidades dependem do gosto de cada um, principalmente o açúcar. Mas eu aconselho colocar aos poucos e provar, porque a fruta também liberta açúcar!


PREPARO:
Lave muito bem os morangos e as framboesas. Misture os ingredientes numa panela e mexa sempre (em fogo baixo) até ficar em ponto de geléia. As frutas se desfazem rápido. Se preferir pode deixar pedacinhos.

É preciso esterelizar muito bem o vidro previamente fervido numa panela com água por alguns minutos. Deixe os frascos esfriarem completamente, seque com um pano limpo ou papel toalha e coloque a geléia ainda quente. Limpe os bordas do frasco e depois cubra com um disco de papel celofane ligeiramente umedecido, ao secar o papel adere ao frasco, impedindo a entrada do ar. Desta forma pode guardar os doces em local escuro e arejado por mais ou menos 2 a 3 meses. Convém por etiquetas com o nome e data, porque depois de  um tempo ninguém lembra quando foi feito! 

DICA: Que tal  usar  a geléia por cima de um cheesecake? E "derramar" sobre uma bola de sorvete? Ou então "espalhar" numa fatia de pão caseiro?!  Hum...


Tenho que dizer que o meu filho pediu (sem parar) para comer a geléia a colher..

Ah...os morangos...ainda sinto o cheiro....

Beijinhos
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário