sexta-feira, 6 de julho de 2012

Leite-creme

Olá amigos, estive ausente do blog mas estou de volta com força total e cheia de receitas boas para dividir com vocês! Esta de hoje foi o Pedro (maridão) que fez, e ficou uma delícia. Um bom doce para alegrar o fim de semana que vem aí...



PARA O LEITE CREME:
1,5 colher sopa amido de milho
600 ml de leite meio gordo (semi-desnatado)
1 canela em pau
limão q.b.
7 colheres de sopa açúcar
4 gemas de ovos
1/2 colher café de sal

PARA O CARAMELO:
2 colheres de sopa de açúcar

PREPARO:
Leve o leite com o sal, o pau de canela e a casca de limão, cortada muito fina para o fogo.

Entretanto, numa tigela para muito bem as gemas com o açúcar e o amido de milho, previamente dissolvido com um pouco de leite frio. Depois de bem batida, adicione à mistura um pouco do leite já quente e mexa novamente.

Assim que o leite ferver, retire o pau de canela e a casca de limão. Com o fogo baixo, adicione então  o preparado de gemas ao leite, de forma a deixar cozinhar ligeiramente. Tenha o cuidado de mexer sempre para que não agarre no fundo. Retire do fogo e coloque num prato de servir ou em pequen as taças (que fica mais bonitinho) e deixe esfriar ligeiramente.

Para fazer o caramelo, coloque as duas colheres de açúcar numa frigideira antiaderente e leve ao fogo, mexendo sempre, até obter um ponto de caramelo. Deixe esfriar um pouco e utilize esta calda para fazer decorações caramelizadas. Coloque-as sobre o leite creme e sirva!

DICA: se o leite-creme talhar , use uma varinha para triturar e desfazer os gomos (grumos). Desta forma voltará a consistência normal.

DECORAÇÃO CARAMELIZADA....
1. Ponha duas colheres de açúcar na frigideira antiaderente e siga os passos para fazer o caramelo conforme está acima. Com a ajuda de uma colher, espalhe o açúcar em caramelo em fio numa superfície lisa, fazendo movimentos em forma espiral. Deixe esfriar completamente e retire com cuidado.
2. Pode fazer movimentos em ziguezague com a colher para conseguir formatos bem interessantes, ou então usar um cabo cilindrico para obter círculos. Fica uma graça!!!

Significado q.b. = quanto baste

Espero que tenham gostado!
Esta receita encontramos na revista Sabe Bem!

AMOR E PANELAS


Sem comentários:

Enviar um comentário