segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Couscous com atum e delícias do mar

Esta semana é muito especial, para mim pois o  Amor e Panelas completa 1 ano no sábado dia 13! Pois é, o tempo passa rápido! Tenho muitas receitas gostosas para partilhar aqui esta semana! Começo com um belo couscous! Não faz muito tempo que comecei a fazer couscous em casa. Desde que descobri as facilidades dessas "mini bolinhas" estou sempre a pensar em novos ingredientes que combinem com este prato tão bom!



INGREDIENTES:
1 xícara de couscous
2 latas de atum (acho que no Brasil é kani, é uma mistura de caranguejo, peixes entre outras coisas, se não encontrarem façam só com atum)
5 palitos de delícias do mar
4 tomates maduros sem pele
2 colheres azeite oliva
1 colher sopa vinagre balsâmico
1 cebola
2 dentes de alho
manjericão
vinho branco
sal à gosto
sementes de sésamo pretas à gosto (opcional)


PREPARO:
Comece por aquecer água para o couscous. Despeje a xícara de couscou numa travessa e complete com a mesma quantidade de água quente e com sal à gosto. Deixe repousar por alguns minutos, sempre tapado. Depois de esfriar, mexa com um garfo para ficar soltinho. Reserve.

Numa frigideira coloque o azeite, a cebola e os dentes de alho e deixe dourar por uns minutos. Misture os tomates sem pele e refogue até soltar os sucos do tomate. Quando começar a grudar no fundo regue com vinho branco e deixe evaporar. Acrescente ao molho uma colher de balsâmico e as folhas de manjericão e deixe apurar. Por fim junte o atum e as delícias cortadinhas. Prove o sal e já está!

Na hora de empratar, coloque o couscous no prato e despeje este molho caseiro por cima. Finalize com manjericão picado por cima e sementes de sésamo.

O fato do molho de tomate ser caseiro faz toda a diferença. Também o balsâmico e o manjericão foram  ingredientes essenciais! O sabor ficou delicioso! Uma receita simples, barata e fácil! Ótima para as crianças, além de saudável!

Espero que gostem!
Boa semana!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário