sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Salada quente de brócolis, salmão e couscous

O que fazer quando se tem uma posta de peixe na geladeira e uma cabeça de brócolis? SALADA.....
Pois é, fiz salmão no forno e sobrou uma posta no dia seguinte, então achei por bem fazer uma salada quente. Tudo muito rápido, saudável e delicioso. Além de ser um prato económico para estes tempos de crise. Acompanhado de uma sopinha, não precisa de mais nada!




INGREDIENTES:
1 posta de salmão já grelhado ou cozido
1 cabeça pequena de brócolis (brócolos)
1 xícara de couscous cozido
Passas brancas (sultanas)
Sementes de sésamo pretas
Sal à gosto
Azite de oliva

PREPARO:
Comece por aquecer água para o couscous. Quando a água estiver a ferver despeje uma xícara de água para  uma xícara de couscous, tape bem e deixe descansar por uns minutos. Não esqueça de colocar uma pitada de sal, um fio de azeite e se quiser um pouquinho de alho em pó só para dar um gostinho. (opcional).

Depois cozer o brócolis e cortá-lo aos pedaços da maneira que gostar.
Se o salmão já estiver pronto basta desfiá-lo. Misture o couscous com o brócolis e o salmão e em seguida tempere com sal e azeite e termine com as passas e as sementes de sésamo.
Esta salada pode ser servida quente ou fria. Já experimentei das duas maneiras e fica ótimo.

Dica: O salmão pode perfeitamente ser substituído por uma lata de atum .


Nunca é demais lembrar que o brócolis é:

Rico em minerais, como o cálcio, potássio, ferro, zinco e sódio e composto por diversas vitaminas, como A, C, B1, B2, B6, K, bem como fibra alimentar, o brócolis é considerado um super alimento e de pouquíssimas calorias (100 gramas possuem aproximadamente 36 kcal). Além de tudo isto em sua composição, o brócolis também é conhecido por possuir propriedades anticancerígenas, por conter fitoquímicos como os compostos isotiocianatos. Pesquisas relatam  que o consumo diário de brócolis evita doenças do
coração, evita úlceras e gastrites. (Fonte: infoescola.com)

Bom apetite e bom fim de semana!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário