sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Compota de maçã, canela e vinho do Porto (e um chá de casca)

Meus amigos, confesso que descobri uma nova paixão na vida culinária: FAZER COMPOTAS! Não há nada melhor do que um pão fresquinho com um doce feito por nós! Sem conservantes, corantes e etc etc. Faço todas as semanas uma compota nova... é uma festa aqui em casa! Meu filho JP pensa que é sobremesa e quer comer a colher....como não abuso do açúcar fica extremamente leve e delicioso de comer....E com um queijo branco? Hummmmm. Experimente fazer!


INGREDIENTES:
5 maçãs
q.b. de água
q.b.açúcar branco ou  mascavo (coloque o açúcar aos pouquinhos e vá provando....)
1 colher (sopa) canela em pó
Suco de 1 limão
1 colher (sopa) vinho do porto
OPCIONAL: Já fiz com um pedaço de abóbora junto e ficou ótimo.

PREPARO:
Comece por descascar as maçãs e cortar em pedacinhos. Na panela adicione o açúcar , deixe derreter um pouco e acrescente as maçãs, o suco do limão,  a canela, o vinho do porto e a água (pouquinho). Deixe apurar por aproximadamente 30 minutos. No decorrer deste tempo mexa de vez em quando e vá adicionando água para não grudar no fundo. Quando as maçãs já estiverem macias pode fazer de duas formas: Usar a varinha e deixar o doce tipo purezinho ou deixar os pedacinhos da maçã. Fica à gosto, já fiz das duas formas e não consigo escolher a preferida!


Guarde em recipientes de vidro devidamente esterelizados e secos. Coloque a compota ainda quente no vidro e feche em seguida para fazer vácuo, porque assim preserva melhor o doce. Depois de abrir prefiro guardar na   geladeira.
___________________________________________________________________________________________
E para não desperdiçar nada nos tempos de crise econômica que tal fazer um chá com as cascas das maçãs?

Basta colocas as cascas numa panela, acrescentar água, um pau de canela e deixar ferver por uns minutos.
Normalmente deixa-se secar a casca para fazer chá, mas eu fiz assim fresco e ficou ótimo! E no verão este chá pode substituir refrigerantes!

Este chá faz uma pessoa dormir um soninho tranquilo.....e rendeu 2 jarros.

Tá vendo? Para o lixo é que não né!


Um ótimo fim de semana!
AMOR E PANELAS

Sem comentários:

Enviar um comentário