sexta-feira, 29 de março de 2013

Batatas de microondas e forno

Bom feriado de sexta-feira santa a todos!
Por aqui está um dia chuvoso e frio, mas não me importo nada de ficar em casa com a família a preparar o almoço! Como hoje é dia de peixe, que tal umas batatinhas muito, muito saborosas para acompanhar?

Gente! Quando descobri esta técnica de fazer as batatas no microondas, fiz careta, confesso. Pensei que iam ficar esquisitas e borrachudas. Me enganei! Adorei  a ideia e o resultado está aí!



INGREDIENTES:
Batatas (quantidade à escolha)
1 pacote de plástico limpinho
2 dentes de alho
1 cebola pequena
azeite de oliva
coentros/salsa/manjericão (escolha o preferido)
Sal (se puder use flor de sal)


PREPARO:
Descasque as batatas se preferir, porque podem ser feita perfeitamente com casca. Se optar por fazer com casca lave muito bem com uma esponja ou escovinha apropriada e usada só para alimentos.
Corte aos pedaços, mas não muito pequenos.
Coloque-as no saco plástico e feche com um nó. Não esqueça de fazer furinhos no saco com uma faca.
Leve as batatas ao microondas por aproximadamente 4 minutos na potência máxima.

DICA: Como as potências variam conforme o modelo e a marca do  aparelho, sugiro que comece por 3 minutos e com um garfo perceba se está a ficar molinho.

Depois que a batata estiver macia, se quiser pode apenas temperar com sal e um fio de azeite de oliva e esta pronto. Mas se quiser deixá-la mais saborosa ainda......siga:


Numa forma ou tabuleiro coloque papel alumínio e distribua as batatas já feitas no microondas. 
Para ser mais rápido se preferir triture (com a varinha, no liqui ou mesmo no almofariz) o alho, a cebola, as ervas e o azeite à gosto. Depois com um pincel ou colher mesmo espalhe a mistura pelas batatas. 
Coloque flor de sal, ou sal à gosto e leve ao forno por mais ou menos 10 minutos ou até ficar no ponto da sua preferência. 

DICA 2: Se você não tem micrrondas em casa, tudo bem.....pode-se fazer as batatas de 2 maneiras: 

1. Coza as batatas na panela por aproximadamente 7 minutos e depois leve ao forno da mesma forma acima indicada.
2. Coloque as batatas directamente ao forno ainda cruas. Ficam igualmente boas, somente vai demorar mais tempo, mais ou menos 30 minutos. OK?


A primeira vista pode parecer um acompanhamento demorado, por usar o microondas e o forno, mas garanto que não é! E o cheiro dos temperos se espalham pela casa.....

Imaginem essas batatas com um bom peixinho no forno? 

Bom feriado!
AMOR E PANELAS

1 comentário:

  1. Além de delicioso é um lindo prato. Adorei! Hoje marido fez batata com salmão por cima. Receita sua. Mudamos só o peixe acho rsrsrs. Abraço Jurema

    ResponderEliminar